Fazenda Escola - Produção Animal
A Fazenda Escola da Universidade Federal de Jataí – Produção Animal é o laboratório prático de disciplinas de produção animal ofertadas aos cursos do CIAGRA (principalmente Zootecnia e Medicina Veterinária). As atividades desenvolvidas na Fazenda têm objetivo de formar Zootecnistas e Médicos Veterinários com habilidades práticas de gerenciar e coordenar atividades de produção e manejo nas áreas de apicultura, aquicultura, bovinocultura de leite e corte, equinocultura, forragicultura e ovinocultura. Além de proporcionar aos alunos sólidos conhecimentos teórico/prático, unir os conteúdos de diferentes disciplinas, dadas de forma independente e treiná-los numa produção animal que é a integração do meio ambiente - animal - homem, a Fazenda Escola é vitrine aos munícipes interessados em produção e saúde animal, pois é aberta à visitação e à troca de experiências, possibilitando a circulação do conhecimento entre Universidade e Comunidade Externa e é campo para pesquisas na área da produção animal, dando suporte aos programas de Pós-graduação da UFJ.
Setores da Fazenda Escola – Produção Animal:
Apicultura e Sala de Beneficiamento do Mel
Responsável: Profa. Erin Caperuto de Almeida (erinalmeida@ufj.edu.br)
Trabalhos em manejo apícola, produção e beneficiamento de mel. Atualmente há 15 caixas em produção e uma Sala de Beneficiamento completamente equipada para extração higiênica do mel e, em breve, comercialização no Município de Jataí, pois a Sala de Beneficiamento está em processo para obtenção do Selo de Inspeção Municipal (SIM). Congrega estudantes de graduação que cursam a disciplina Apicultura e aqueles componentes do Grupo de estudo em Apicultura (GETAP).
Aves e Suinos
Responsável: Profa. Karina Ludovico de Almeida Martinez Lopes (karinaludovico@ufj.edu.br)
Fundado no ano de 2010 a estrutura oferece condições para realização de pesquisas com suínos sobre cama, frango de corte e codornas. Os trabalhos são direcionados a pesquisa, ensino e extensão, com foco em nutrição e manejo de suínos e aves (frango de corte e codornas). Participam das atividades realizadas no setor, estudantes de graduação, por meio de aulas práticas e atividades vinculadas ao Programa de Iniciação Científica (PIBIC/PIVIC), monitores e estagiários.
Aquicultura
Responsável: Prof. Igo Gomes Guimarães (igoguimaraes@ufj.edu.br)
Fundado em 2010 desenvolve trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, com foco em nutrição de peixes tropicais de água doce e abordagem à saúde e reprodução de peixes. Atualmente, o LAPAQ é congrega estudantes de graduação que realizam atividades vinculadas ao Programa de Iniciação Científica (PIBIC), na modalidade remunerada e voluntária e também estágio técnico remunerado e voluntário, além de estudantes de Mestrado e Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Zootecnia da EVZ/UFG-Goiânia. Linhas de pesquisa: Nutrição, alimentação e saúde de peixes, Tecnologias e Sistemas de Produção e Fisiologia e metabolismo de peixes de água.
Saiba mais: LAPAQ
Bovinocultura de Corte
Responsável: Profa. Adriana Luize Bocchi (adriana.bocchi@ufj.edu.br)
Trabalhos em comportamento, alimentação/pastagens, sanidade, reprodução e registro zootécnico do rebanho de corte. Possibilita aos alunos de graduação o acompanhamento/prática do manejo diário de uma fazenda de produção de corte e é composto por um rebanho (aproximadamente 20 matrizes), pastagens (aproximadamente 30 ha), curral de manejo, curral de confinamento e casa de apoio. Há parcerias com empresas privadas para o desenvolvimento de pesquisa e extensão nas dependências do setor de Bovinos de Corte. Congrega estudantes de graduação que cursam a disciplinas Bovinocultura de Corte, Estatística em Experimentação Animal e Bioestatística e aqueles componentes do Grupo de estudo em Bovinocultura de Corte (CONFEX).
Saiba mais: @confex.ufj
Bovinocultura de Leite
Responsável: Prof. Marco Antônio de Oliveira Viu (marcoviu@ufj.edu.br)
Trabalhos em comportamento, alimentação/pastagens, sanidade, reprodução e registro zootécnico do rebanho de leite além do manejo de ordenha. Possibilita aos alunos de graduação, cursando as disciplinas Bovinocultura Leiteira e Bovinocultura Leiteira Aplicada e aos componentes do Grupo de Estudo em Bovinos Leiteiros (GEBL), o acompanhamento/prática do manejo diário de uma fazenda de produção de leite. É composto por rebanho (aproximadamente 25 animais em produção), sala de ordenha, curral de manejo e pastos (aproximadamente 15 há e 2,2 há de canavial).
Equinocultura
Responsável: Prof. Gustavo Henrique Marques Araújo (gustavo.araujo@ufj.edu.br)
Forragicultura & Pastagens
Responsável: Profa. Vera Lúcia Banys (verabanys@ufj.edu.br)
Constituído de uma área de mais de 4 ha para o desenvolvimento de ensaios experimentais, conta com um "container" de mais de 20 m2 como estrutura de apoio, um Campo Agrostológico irrigado (em estruturação) e é mantido pelo Núcleo de Estudos em Forrageiras Tropicais (NEFOT). Linhas de pesquisa: arquitetura de plantas forrageiras; morfogênese e morfologia de plantas forrageiras; sistemas sustentáveis de produção forrageira; sistemas integrados de produção; produção de feno.
Ovinocultura
Responsável: Profa. Roberta de Moura Assis Lima (roberta.assis@ufj.edu.br)
Trabalhos em comportamento, alimentação/pastagens, sanidade, reprodução e registro zootécnico do rebanho ovino. Composto por rebanho ovino (aproximadamente 35 animais), aprisco, escritório/container e pastagens (aproximadamente 3 ha). Possibilita aos alunos de graduação que cursam a disciplina Ovinocultura, Caprinocultura e aos componentes do Núcleo de Estudos em Produção e Reprodução de Caprinos e Ovinos (NEPROC) o acompanhamento/prática do manejo diário de uma fazenda de produção de ovelhas.
Saiba mais: @neproc_ufj
Coordenação Geral da Fazenda Escola – Produção Animal
Coordenador: TAE Santarém Antônio da Silva (santarem.silva@ufj.edu.br)
Agendamentos Fazenda Escola - Produção Animal:
https://agendamentos.ciagra.com.br/fazepa/login/
* a aula prática com a utilização de animais deve ser previamente cadastrada (e aprovada) no Comitê de Ética – UFJ.