Egressos - Agronomia

Perfil Profissional dos Egressos do Curso de Agronomia

Por meio do vínculo estabelecido com os egressos, o curso de Agronomia da Universidade Federal de Jataí - UFJ reafirma seus objetivos de formação profissional. Em uma consulta ativa com 253 alunos egressos do curso, pode-se observar uma boa inserção no mercado de trabalho com atuação na área de formação (figura 1).

Perfil dos egressos - Atuação na Área

Figura 1: Percentual de egressos do Curso de Agronomia que atuam na área formação.

Conforme apresentado na figura 2, a iniciativa privada atualmente é o principal empregador dos egressos do curso de Agronomia. Este setor é representado por revendas de insumos agrícolas, concessionárias de máquinas e implementos agrícolas, multinacionais do setor agropecuário, entre outros. É importante ressaltar que os egressos do curso e Agronomia da UFJ também são competitivos e ocupam espaços no setor público e nas diversas áreas da consultoria agronômica. Temos também egressos que seguem o caminho do empreendedorismo, sendo proprietários ou sócios de empresas do setor agrícola, ou mesmo aperfeiçoando e dando continuidade a produção familiar. Além disso, a formação de excelência ofertada pelo Curso de Agronomia da UFJ, possibilita aos egresso atuarem de diversas outras áreas.

Perfil dos egressos -Área de atuação

Figura 2: Áreas e atuação dos egressos do Curso de Agronomia

O aperfeiçoamento e capacitação profissional é fundamental para um colocação no mercado em cargos com melhor retorno financeiro. Apesar dos Agrônomos egressos da UFJ terem elevada empregabilidade, muitos optam por continuar os estudos, sendo os cursos de especializações os de maior procura. Há também os egressos que seguem carreira acadêmica, ingressando em cursos de mestrado e  doutorado, como demostrado da figura 3. Ao observar os egresso do curso de Agronomia da UFJ, fica evidente a base sólida de conhecimentos, que oportuniza aos alunos um caminho exitoso nas diversas áreas de atuação.

Perfil dos Egressos - Pós Graduação

Figura 3: Perfil de Pós-Graduação dos egressos do Curso de Agronomia