Laboratório de Solos

O Laboratório de Solos da UFJ foi herdado da antiga Empresa Goiana de Pesquisa Agropecuária (EMGOPA) em 1997 e a partir de 2002, já pela então UFG/REJ, começou a fazer parte do controle de qualidade PAQLF/EMBRAPA.

Possui vários equipamentos para análises de qualidade dentre eles absorção atômica e um analisador de C, S, N, O e H. Isto faz com que o laboratório fosse credenciado para atender a comunidade regional e as pesquisas realizadas pela UFJ, tendo capacidade de realização de 2000 amostras mensais de elevada qualidade.

lab solos

O Laboratório de Solos é utilizado para aulas práticas das disciplinas: Gênese e Mineralogia do Solo, "Física do Solo, Classificação do Solo, Fertilidade do Solo, Adubos e Adubação, Conservação do Solo e Água.

Além das atividades didáticas, o laboratório é utilizado para pesquisa e prestação de serviços (Análises Química, Física e Micronutrientes de Solos, para fins de correção de solos).

PAQLF

O laboratório participa do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) coordenado pela Embrapa Solos.

O PAQLF tem como principal objetivo a verificação da qualidade das determinações analíticas em solos dos laboratórios de instituições públicas e privadas, tendo em vista a garantia dos resultados gerados pelos participantes e utilizados para o cálculo dos níveis de adubação e calagem que serão aplicados pelos produtores rurais de todas as regiões do Brasil.

O selo certifica que o laboratório da UFJ atendeu com excelência os critérios de qualidade das análises de fertilidade de solos, por ter efetuado com confiabilidade as determinações constantes do Manual de Métodos de Análises de Solos da Embrapa e reforça a qualidade do serviço prestado à sociedade, tanto aos produtores rurais quanto aos pesquisadores da Universidade e de instituições externas.

SeloPAQLF2023

O Laboratório de Solos da UFJ contribui assim com serviços de qualidade para a comunidade acadêmica, por meio dos subsídios aos experimentos da comunidade acadêmica, bem como para prestação de serviços de qualidade a comunidade externa.

Telefone     Contato para envio de amostras de solos (64) 3606-8341.

Coordenador: Prof. Dr. Simério Carlos Silva Cruz

Técnico responsável: TAE Me. Marcos Humberto de Assis